quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Grand Palace e o Templo do Buda























O Grande Palácio é um complexo de edifícios aqui em Bangkok. Ele serviu como residência oficial dos reis da Tailândia, a partir do século 18. A construção do Palácio começou em 1782 e durou em torno de 20 anos mas até hoje ele foi sempre ampliado e muitas estruturas foram adicionadas ao longo do tempo. Existe uma maquete do Projeto original (foto8), o que era super comum ser feito naquela época.

O atual Rei da Tailândia, o rei Bhumibol Adulyadej, no momento está no hospital, quem está no comando é a Rainha, sua esposa, que atualmente reside no Palácio Chitralada.

Hoje foi aniversário da Rainha e é impressionante a adoração do povo tailandês por ela. Tem fotos dela por todos os lados, na frente das casas são colocadas fotos com flores, como se ela fosse uma santa. Agora está tendo uma festa com fogos, tem muita gente nas ruas, tudo para comemorar o aniversário dela.

Bom, voltando ao palácio…

O Palácio é simplesmente magnífico. São mais de 200 mil metros quadrados de vários edifícios cobertos com ouro e pedras preciosas.

Logo que se iniciou a construção do Palácio o rei ordenou que fosse construído o Templo do Buda de Esmeralda, como lugar especial de adoração. Na Tailandia 95% da população é Budista. Se os Palácios são bonitos o lugar onde fica o Buda é ainda mais rico e ornamentado. Foto são proibidas, deve-se tirar os sapatos para entrar no templo e sentar com os pés para trás já que a parte mais importante para os Budista é a cabeça é ela que deve ficar para frente.

O Palácio apesar de estar aberto para visitação ainda é utilizado para alguns rituais, como nomeação do rei, coroações, funerais reais, casamentos e banquetes do Estado, nesses dias o Palácio fica fechado para visitação. O Palácio também contêm os escritórios do Gabinete do Secretário do Rei e do Instituto Real da Tailândia.

Estava um calor de mais de 30º, e por respeito aos costumes tivemos que ir de calça e com blusas que não deixassem os ombros de fora. Valeu muito a pena! O lugar é lindo e conseguimos aprender um pouco sobre a cultura Tailandesa, através do que ouvimos da nossa guia local e vimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário