terça-feira, 16 de março de 2010

Brasil

Semana passada vimos o Eike Batista, brasileiro, figurar entre os 10 homens mais ricos do mundo. Em uma entrevista ele falou que o Brasil é atualmente o melhor lugar para investir dinheiro e que o país só vai se desenvolver ainda mais com a Copa do mundo e depois com a Olimpiada. Que daqui 20 anos vai se tornar uma potência gigantesca. Será?

Nós acreditamos nisso, conseguimos enxergar tudo o que nosso país tem de bom. Estamos aqui por um tempo, mas voltaremos, porque sabemos que por lá ainda tem muita oportunidade e porque é muito importante para a nossa felicidade estar perto da nossa família e dos nossos amigos. Porém, esse pensamento é bem diferente da maioria de alguns brasileiros que moram aqui, que so sabem falar mal do país. Achamos que talvez seja uma forma de se adaptar melhor ou nunca tiveram uma boa vida lá.

E essa percepção não é só nossa, essa semana estávamos lendo um blog de outro brasileiro que mora aqui na Austrália e ele tava falando exatamente sobre isso. O porque dos brasileiros que moram aqui serem tão preconceituosos em relação ao Brasil.

Ele escreveu sobre isso porque o cunhado dele, australiano, esteve no Brasil e passou junto com ele alguns dias por lá. O que ele conta é que o australiano ficou impressionado com o nosso país, que ele conseguiu perceber justamente o que a gente percebe, o dono do Blog percebe mas que a maioria dos brasileiros que muitos não percebem: o que o Brasil tem de bom.

O tal australiano cunhado do cara falou muito bem do Brasil. Ele disse que não se sentiu preocupado ou inseguro em absolutamente nenhum lugar. Que nunca viu tanto policiamento nas ruas e que achou o clima nas ruas muito tranquilo. Também achou o país rico, prédios imponentes que se destacam a cada esquina, empresas e prédios residenciais, tudo moderno e bonito.

Ele também ficou impressionado com a variedade de lugares para conhecer e visitar. Fora os restaurantes, todos ótimos e lotados. Disse o quanto é incrível como em qualquer esquina do Brasil tem um barzinho super bonito, temático, moderno e todos eles entupidos de gente alegre e divertida. Falou mais um monte de outras coisas que não vamos nos alongar por aqui.

Nós não precisávamos ver um gringo falar bem do Brasil para saber que o nosso país está se tornando um país cada dia melhor. Sempre soubemos disso e só tivemos ainda mais a certeza, depois de cruzar o Oceano. Pena de quem não percebe isso, lá ou aqui, independente de onde escolha viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário