segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Self checkout


Aqui na Austrália muitos supermercados e grandes lojas tem o sistema Self Checkout que são os Caixas automáticos de auto-serviço. Nesse sistema, o próprio cliente passa o código de barras no caixa ou manualmente identifica os itens, pesa as frutas e verduras e finalizar a compra. O cliente pode utilizar cartão de débito, cartão de crédito, dinheiro, moedas ou vale-presente.

O primeiro sistema de self-scan checkout do mundo foi criado e instalado em Nova York em 1992 no supermercado da rede Kroger para reduzir filas e custos com funcionários que operam nos caixas e empacotadores. Depois de instalado em muitos supermercados dos Estados Unidos foram colocadas máquinas no Canadá, Reino Unido e também na Austrália.

O sistema é bom, o problema é que para evitar roubos existe uma relação de peso com o código que foi passado, por isso, tudo deve ser colocado na sacola plástica, que fica em cima de uma balança. Porém, muitas vezes não dá para abrir a sacola e ter a agilidade que a máquina precisa para a relação peso x código de barras, nesse caso, por segurança a máquina pára.

Existe normalmente um assistente cuidando das máquinas de self checkout, para prestar assistência e destrancá-las. Esse atendente também cuida para os menores não comprarem os itens com restrição de idade.

A gente utiliza muito esse serviço para não pegar fila e agilizar a compra. No início tivemos um pouco de dificuldades porque é necessário ter o mínimo de habilidades para lidar com a máquina e ela não trancar toda a hora. Agora já estamos craques. Só dá um pouco mais de trabalho, mas já estamos acostumados com o sistema australiano: sem mordomias com empacotadores, etc.

Já imaginaram esse sistema nos supermercados do Brasil? Com certezas algumas pessoas já teriam inventado um jeito de passar produtos com mesmo peso para enganar a máquina ou dado outro jeitinho para tirar vantagem, já que cada um finaliza a sua compra sozinho. Tststs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário