quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Pedestrian Traffic

Aqui na Austrália, como em alguns outros países, existem algumas régras de tráfego para pedestres.

Como no Brasil isso não existe, em um primeiro momento ficamos bem surpresos de como funciona, mas hoje já estamos super acostumados e inclusive estranhamos quando algum desavisado turista não sabe andar de acordo com as "normas" estabelecidas.

Assim como os carros mais lentos devem ficar a esquerda (lembrem que aqui é mão inglesa) também os pedestres devem se movimentar dessa forma. Isso vale para calçada, escadas, escadas rolantes, esteiras, pistas de caminhada e corrida, supermercado, etc.

Quem não vai subir uma escada correndo ou prefere ficar parado na escada rolante, por exemplo, deve sempre ficar bem a esquerda deixando a passagem livre, à direita, para quem quer subir ou descer bem rápido. Ou seja, não existe aquilo de subir escada namorando ou dois amigos conversando. As pessoas que estão juntas e vão subir/descer/andar devagar devem ficar sempre uma na frente da outra, nunca lado a lado, trancando a passagem.

No início estranhamos bastante o stress e ouvimos alguns xingamentos por ficar parado ou andar devagar na pista de "alta velocidade". Hoje, já estamos bem treinados e vamos direto para o lugar certo: se devagar alinhados bem a esquerda ou rápido pela direita. Achamos essa regra super útil quando estamos atrasados ou precisamos correr para pegar um trem, ônibus, uma loja aberta, etc.

Imaginem se essa moda pega no Brasil ? : ) De que lado vocês iam ficar ?

Bjs e abs,

Clau&Rafa

Um comentário: