sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Backpacker

Backpacker ou mochileiro é o termo usado para descrever as pessoas que fazem viagens internacionais de baixo custo, com uma mochila como bagagem, e que, buscam acomodações barata como albergues da juventude ao invés de hotéis tradicionais.

A definição de um mochileiro tem evoluído muito nos últimos tempos. Inicialmente Backpacker eram somente jovens que queriam conhecer novos lugares, trocar experiências por um curto período de tempo com baixo custo. Porém, uma pesquisa recente revelou que muitos jovens incorporaram o conceito de backpacker como um estilo de vida. Isso acontece muito aqui na Austrália, jovens que vem para cá com o objetivo de estudar ou conhecer a cidade e acabam ficando. Como não tem muito dinheiro e não conseguem, muitas vezes trabalhar, precisam levar uma vida simples, em comunidade, como backpackers.

Esse estilo de vida tem levantado muitas críticas dos países que recebem esses mochileiros. O objetivo inicial muitas vezes é abandonado, tornando-se prioridade as festas, bebida, uso de drogas e a interação com outros backpackers. Todos esses fatores tem contribuído para os backpackers não serem muito bem vindos em alguns países.

Como muitas pessoas, querem somente viajar com mochila para conhecer lugares legais sem gastar muito, acabou surgindo um termo novo: Flashpacker.

Flashpacker seria um segmento de viajantes que aderem a acomodações simples e confortáveis, com gastos sem excesso. Os flashpackers tem também outra característica: utilizam equipamentos eletrônicos em suas viagens como celular, camera digital, Ipod e um leptop.

Como resultado, os albergues e pousadas tem percebido a necessidade dos viajantes e estão evoluindo e oferecendo mais de uma acomodação e facilidades para atender os Backpackers e também os Flashpackers. Nós já ficamos em Albergues que pareciam um hotel e eram muito bons com quartos para casal e bons cafés da manhã.

Hostelling International, tem mais de 4500 albergues da juventude em mais de 80 países, em todo o mundo. Na Austrália são mais de 130 albergues, com diárias que variam AU$ 16.00 a AU$ 40.00. Para quem adora viajar e não quer gastar muito, acesse o site e faça já sua reserva: http://www.hihostels.com/

2 comentários:

  1. I'm back,because i like you ..... Se fosse nova ia ser mochileira, bjs

    ResponderExcluir
  2. Hi Ce !
    We're very happy because you came back !!!
    You is very younger...backpacker doesn't have age. Start now!!!
    Kisses, Clau and Rafa

    ResponderExcluir