quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Taxis de Sydney

Se tem uma coisa que é difícil de conseguir aqui em Sydney é um taxi. Acreditamos que não seja tão difícil como em Nova York, mas é bem difícil.

Parece que nada funciona no Brasil, porque já estamos acostumados. Mas muita coisa funciona lá e muito bem, uma delas é agendamento de taxi. Nunca um taxi que foi agendado não chegou, com pelo menos 10 minutos de antecedência, mesmo em São Paulo com aquele trânsito que tem lá. A empresa sempre liga confirmando, passando o carro e etc. Tudo com muita qualidade e conforto.

Já aqui, a gente pode ligar com 3 dias de antecedência que não é garantido que o taxi vai chegar conforme foi solicitado. Ele pode vir ou ele pode não vir, é assim que funciona. Já brigamos com as empresas porque o taxi ficou de vir e não veio e eles dizem que só vai vir se tiver um disponível, mesmo com agendamento. Ligar só serve para caso tenha algum taxi, disponível, perto da sua casa ele se encaminha até lá, mas se no caminho encontrar um outro passageiro, adeus.

Ontem precisei de um taxi para um compromisso na City e liguei as 8hs da manhã para pedir um. As 8h30 liguei de novo para confirmar. Além de marcar a gente tem que ligar para confirmar se tem algum disponível. A chatisse já começa na ligação, porque a gente não fala com uma pessoa e sim com uma gravação. A gravação dá 3 opções: Yes (para agendar), No (cancelar) ou Check (para checar), muitas vezes tem que repetir 3x para eles entenderem que é Checcckkkk, porque essas alturas o check já é um berro, tamanha a raiva que a pessoa já tá e ai a porcaria da gravação não entende.

Bom, voltando ao taxi de ontem. Depois de conseguir checar fui avisada que viria um carro para mim. Aleluia !!! Nessa altura já era 9h15, liguei de novo e o taxi continuava vindo. Meu compromisso era as 10hs e quando chegou 9h30, o Ale se ofereceu para me levar até Bondi Junction para eu pegar um taxi lá. Acreditam nisso ??? O taxi que agendei e chequei com a maldita gravação, não chegou e na rua não passou nenhum disponível.

Quando entrei no taxi, em Bondi Junction, queria matar o taxista e perguntei qual era o problema daqui, em relação aos taxis. Ele me disse que funciona assim, porque as pessoas também desistem e não avisam. Então, se eles estão a caminho da casa que está marcada e encontram outra pessoa, precisando de um taxi, já garantem a corrida. Me contou isso na maior cara de pau, achando mais que normal, tudo com um bom sotaque de Indiano, porque aqui 9 entre 10 taxistas são estrangeiros.

Sendo assim a bagunça está armada e ninguém consegue nessa cidade, dita civilizada, agendar um taxi e se organizar. Para pessoas metódicas, que se planejam e detestam se atrasar, como a gente, isso é quase uma tortura.

Que saudades do Tele-Taxi do Brasil, que já tinha meu número cadastrado e quando eu ligava, dizia educadamente: Bom dia, Dona Claudia, taxi para agora?

2 comentários:

  1. Ok, começar a ver coisas boas do Brasil é um sinal claro de que a saudade está aumentando!!!
    Quando falar da política australiana é batata: tá na hora de voltar pra casa! hehehehhe
    Beijos, Alberto, Lu e Gianluca

    ResponderExcluir
  2. Oi Alberto!
    Estamos com saudades sim, mas de verdade o Brasil tem muita coisa boa e coisas que funcionam melhor que aqui, pode acreditar. As vezes a gente acha que ai é tudo ruim e não é verdade.
    Já falamos de politica aqui no Blog...xii tu não leu! Rsrsrs. Eles mandam super bem, assim como na educação e segurança. No mais ...tsts, não sei não.
    Beijos grandes. Clau

    ResponderExcluir