sábado, 17 de outubro de 2009

Lombok









Depois de uma semana em Bali e dois dias em Abud partimos para a ilha de Lombok. Existem duas maneiras de se chegar em Lombok: barco ou avião. O preço da passagem de avião é bem barata, em torno de U$ 25,00 e o vôo leva em torno de 20 minutos. Por segurança, preço e tempo optamos pelo avião.

Chegando em Lombok nos instalamos em Senggigi, praia com maior infra-estrutura de restaurante e hotéis. No caminho do aeroporto para o hotel já sentimos algo estranho no ar: muita pobreza, miséria mesmo e praticamente todas as mulheres cobertas dos pés a cabeça como manda a religião muçulmana.

O hotel que escolhemos era muito bom, na beira da praia, sacada com vista para o mar, ótimo. Porém praticamente todos os outros hospedes eram muçulmanos e as mulheres andavam em um calor de quase 40º vestidas dos pés a cabeça, não iam a praia e quando tomavam banho de piscina entravam na água com roupa e tudo, acreditamos que com roupas especiais para banho, mas sempre cobertas. Até as crianças usavam roupas enormes, pareciam que tinham saído de um filme dos anos 20.

A praia na frente do hotel era super bonita mas acho que não ficamos lá mais do que 15 minutos. Além de todas as outras pessoas estarem vestidas o hotel colocou um cordão de isolamento e um segurança para que os moradores de Lombok, pessoas pobres e humildes, não entrassem na área restrita aos hóspedes. Eles ficavam atrás disso nos olhando como se fossemos bichos em um zoológico.

A noite no centrinho de Sengiggi jantamos super bem e resolvemos contratar um taxi para que nos levasse no dia seguinte até Kuta Lombok, duas horas de Sengiggi, sul da Ilha de Lombok. Sabíamos que a praia era ainda mais bonita e tinha muitas boas ondas. Achámos que seria uma boa opção.

No caminho o taxista nos disse que lá não tinha caixa eletrônico e que era ainda menor que Sengiggi, ficamos meio preocupados, mas pedimos que seguisse a viagem. No caminho mais pobreza ainda, pessoas sendo transportadas como animais.

Chegando em Kuta Lombok a praia era realmente linda porém sem a mínima condição de ficar na praia. Muitos barracos de famílias morando na areia e de novo todos com roupas. Os hotéis baratos eram péssimos e os bons que tinham suas praias particulares e preços super altos.

Resolvemos dar meia volta e voltar para o aeroporto de Lombok para pegar o primeiro avião de volta para Bali. Lá conheciamos muito bem todos os lugares, as praias, as ondas e não víamos a hora de voltar para lá para aproveitar os nossos últimos dias. O avião da volta era de hélice e ficamos com um pouco de medo. Mas felizmente deu tudo certo e chegamos de volta a Bali para aproveitar mais um pouco do que já mostramos aqui no Blog.

2 comentários:

  1. Por isso que cancelaram a reserva do último hotel não é? Andei procurando vocês na época do terremoto, o hotel me informopu que vocês tinham cancelado a reserva, mas que não tihna acontecido nada lá., foram bem atenciosos.E o hotel desta praia ai que ficaram ,achou que eu queria fazer reservas. rs rs mas tudo bem.....

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Ce !
    Foi por isso mesmo que cancelamos o último hotel e resolvemos voltar para Bali.
    Devia ter aproveitado e fechado uma viagem com eles..rsrsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir