domingo, 12 de julho de 2009

Homestay ou Flatmate ?

Homestay e Flatmate são algumas das palavras que mais ouvimos aqui na Austrália.

Homestay é uma forma de turismo ou programa de estudo no exterior que permite que o estrangeiro alugue um quarto na casa de uma família, use os ambientes da casa e conviva com a família durante o período do curso. Para o estudande é muito bom pois além de treinar o inglês, aprende os costumes do país e pode utilizar tudo que tem na casa. Custa cerca de AU$ 200,00, por semana, o quarto completo com café da manhã e jantar.

Já flatmate significa morar com amigo e é a outra forma dos estrangeiros e jovens viverem no Exterior. É realmente muito difícil alguém morar sozinho ou um casal recém chegado no país alugar algo. A documentação exigida, referências e o valor do aluguel tornam a tarefa muito difícil.

O que acontece então para quem não quer morar em Homestays é ser Flatmate que é o que estamos sendo do Ale e da Ci, que também já foram flatmates de um brasileiro quando chegaram, que já tinha sido flatmate de um outro que morava aqui.

Acho que estamos sendo bons flatmates do Ale e da Ci já que eles nos convidaram para continuarmos morando eles. Porém, achamos melhor irmos para um apartamente um pouco maior. Encontramos um apartamento ao lado, como a gente queria, então nos mudamos no final do mês.

Recomendamos para quem puder a experiência de morar no Exterior, em uma Homestay ou como Flatmate e não tem idade para isso. O exercício de convivência, troca de experiências, organização, tolerância, saber ouvir e dividir é um belo crescimento pessoal que estamos tendo a sorte de ter, com amigos tão especiais.

Um comentário: