sexta-feira, 26 de junho de 2009

O que fazer para dirigir na Australia


Aqui na Austrália para os motoristas conseguirem a carteira definitiva de habilitação o processo é bem mais longo que no Brasil.

Primeiro após fazerem várias aulas de Auto Escola, os futuros motoristas se submetem ao 1º teste: Driver Knowledge Test.

Depois de passar nesse teste recebem a autorização provisória e precisam dirigir com uma placa no carro com a letra L (Learn) que significa que estão em período de aprendizado. O learn deve dirigir sempre acompanhado de outro motorista com carteira definitiva.

Depois de 12 meses usando a placa L podem se submeter ao 2º teste: The Driving Test onde recebem a placa P1 (provisional) de provisório.

Depois de 24 meses precisam fazer novo teste: Hazard Perception Test para então receber a placa P2.

Depois de 24 meses usando a placa P2 fazem o último teste: Driver Qualification Test para receber a Full Licence e não precisar mais dirigir com plaquinha nenhuma. Isso acontece normalmente aos 21 anos, pois aos 16 anos já podem iniciar toda a função testes + plaquinhas.

É bem legal esse tempo de amadurecimento até a carteira definitiva e também com a identificação todos conseguem ver o nível que se encontra o motorista. Acreditamos que esse seja um dos motivos de o trânsito funcionar tão bem, ter tão poucos acidentes e os pedestres serem tão respeitados, além claro, da super educação que recebem.

Os turistas e estudantes brasileiros podem dirigir aqui com a carteira brasileira válida, tendo junto a tradução feita pelo departamento de trânsito da Austrália.

2 comentários:

  1. Poxa bem legal essa informação!!!
    Gosto muito de saber coisas do mundo...rs
    Que isso sirva de exemplo para outros paises como Brasil por exemplo...
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. e que tipo de trabalhos conseguimos ai na Australia, para iniciar a estadia? estou querendo ir pos temporada de verao do Brasil e conseguir algo, para posteriormente ter um visto definitivo (ou buscar um definitivo antes de viajar).

    ResponderExcluir